quinta-feira, 30 de junho de 2011

(Quick Post) 1º dia da reforma do CAM

Galera, começamos a refoma na futura sede do CAM hoje. Como estabelecido no Plano de Metas 2011, ocuparemos em breve a nova sede. Pela manhã redividimos os espaços, tirando algumas divisórias e reposicionando outras. Pela tarde contratamos o pintor e já compramos o material para começar a pintura amanhã bem cedo. A inauguração está programada para o dia 16 de agosto.

terça-feira, 28 de junho de 2011

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE PROCESSO SELETIVO PARA MONITORIA LHCR‏


Extrato do Edital

"A Universidade do Estado do Pará (UEPA), por meio da Coordenação do Laboratório de Habilidades Cirúrgicas do Campus XII, torna pública aos alunos do Curso de Medicina a abertura das inscrições para o Processo Seletivo para Monitoria do Laboratório de Habilidades Cirúrgicas (LHCR) do Campus XII. Objetivos: O processo se destina a seleção de 16 monitores para o LHCR, que constituirão, junto a Coordenação do Laboratório, o grupo responsável por estruturar o LHCR. Poderão se inscrever somente os alunos do Curso de Medicina a partir do 3º semestre.

Mais informações, na Secretaria do Curso de Medicina.

Santarém, 27 de junho de 2011.

WESLEY QUEIROZ MUNIZ
Coordenador do Laboratório de Habilidades Cirúrgicas do Campus XII

Baixe o edital AQUI.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Portal da UEPA noticia nossas conquistas

Governador reúne com alunos de Medicina em Santarém

Em sua passagem por Santarém, no período de 20 a 22 de junho, quando a sede administrativa do Governo do Estado foi transferida para o município, o governador Simão Jatene esteve reunido com cerca de 40 alunos do Curso de Medicina e dez professores da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O encontro foi para fazer uma avaliação do Curso, implantado há cinco anos, na região do Tapajós, durante a primeira gestão de Jatene à frente do Governo (2003-2006).

Na ocasião, o coordenador do Curso de Medicina em Santarém, Fabio Tozzi, entregou a Jatene um documento contendo as principais reivindicações da comunidade acadêmica de Medicina. Os itens mais urgentes são a implantação de um laboratório de cirurgia, a construção da biblioteca e a instalação da unidade de atendimento especializado na cidade.

“Estamos aqui tratando de uma nova biblioteca, de um novo laboratório, de um centro de aperfeiçoamento, diante de jovens centrados, com brilhos nos olhos e cheios de sonhos. Não há melhor resultado do que este para mostrar que a decisão de cinco anos atrás foi uma das melhores que já tomei na vida”, afirmou o governador.

O grande desafio de todos, porém, e também a maior preocupação do Governo do Estado, é manter os médicos na região do Tapajós depois de formados. “Estamos formando gente para outros lugares. Isso me dá um aperto no coração”, confessou Simão Jatene no encontro com os estudantes e professores. A direção da Uepa, no entanto, avalia como positiva a estratégia do governo de investir ainda mais na Universidade, transformar o Hospital Regional em hospital-escola e fomentar a formação de Médicos de Família como caminhos certos para fixar os jovens na região.

Uma das alunas presente ao encontro, Napoliane Costa Santos, agradeceu ao governador “por ter realizado o meu sonho, o sonho da minha mãe, o sonho da minha família, que foi o de estudar Medicina e me tornar uma médica competente”, disse a acadêmica. Ela integra a primeira turma de médicos a ser formada pela Uepa na região do Tapajós. Assim como os demais 17 colegas que vão se graduar no meio do ano que vem, ela sonha com melhorias no curso que ajudou a sedimentar. Hoje, a Universidade tem 180 alunos cursando Medicina no município do oeste do Estado.

Hospital Regional – Durante a entrega de máquinas, equipamentos e aparelhos no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) Dr. Waldemar Penna, no município de Santarém, o governador Simão Jatene informou que no próximo mês, o HRBA assinará convênio com a Uepa para tornar-se Polo de Residência Médica e Hospital Universitário. Assim, os estudantes de medicina poderão optar por fazer sua especialização no HRBA, não precisando ter que ir para outros estados completar sua formação. “O que é outra importante conquista, pois aqui na região temos uma carência de profissionais e quando eles vão para outros estados completar sua formação, muitas vezes eles acabam sendo absorvidos por esses mercados”, explica.

Jogos Estudantis –O Campus da Universidade também recebeu a abertura da edição de Santarém dos 53º Jogos Estudantis Paraenses (Jep's). A pira olímpica foi acesa no centro do ginásio da Uepa e contou com a participação do secretário-adjunto de Educação, Cláudio Ribeiro; da coordenadora do Pró-Paz, Izabela Jatene, e coordenador administrativo do Campus da Universidade, Valter Falcão Costa. Os jogos de voleibol, handebol e futebol de salão começaram na última semana. A escola estadual Mário Uchôa também é palco dos Jep's.

Fontes: http://www.uepa.br/portal/ascom/ler_detalhe.php?id_noticia=1860705

sábado, 25 de junho de 2011

(Já) A história do nosso curso

Vejam o que encontrei na internet. Um artígo do Universia de julho de 2006 anunciando a aula inaugural de nosso curso. Vale a leitura para comparar a quantas estamos.
***

Aulas do curso de Medicina

em Santarém começam dia 16

20/07/2006

"A aula inaugural do curso de Medicina ofertado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) em Santarém já tem data marcada: 16 de agosto. Com 20 alunos matriculados, o curso inicia suas atividades com uma estrutura completa e moderna, compatível com a das melhores instituições de ensino superior do país.

O prédio que vai abrigar o novo curso está pronto e já começou a ser equipado, resultado de um investimento do Governo do Estado superior a R$ 2 milhões. O coordenador do campus da UEPA em Santarém, José Almir Rocha, informou que a parte física do novo prédio está concluída e que a maioria dos equipamentos já foi adquirida. Ele garante que a estrutura colocada à disposição da instituição em Santarém é uma das melhores da Região Norte.

José Almir informou que no dia 16, quando começam as aulas, o prédio já estará totalmente equipado e pronto para funcionar, com auditórios, sala de professores, laboratórios, restaurante e sistema de elevador.

A piso inferior possui um amplo e moderno auditório com capacidade para 220 pessoas sentadas. Nele também vai funcionar o setor administrativo e as coordenações de cursos. Ainda no mesmo andar foi construído um laboratório de hidroterapia, com piscina aquecida - item que não existe sequer nos núcleos da UEPA na capital. -, onde serão feitos tratamentos hidroterápicos.

No segundo e no terceiro andar estão localizadas as salas de aula do curso de Medicina e os laboratórios que atenderão os alunos deste e de outros cursos, como Enfermagem e Fisioterapia. No segundo andar fica também um laboratório de informática exclusivo para os alunos de Medicina, com material didático diversificado.

José Almir garante que laboratórios como o de genética, bioquímica, biofísica, microbiologia, enfermagem e fisioterapia, parasitologia, entre outros colocam a UEPA de Santarém na vanguarda da educação no Estado. Os alunos do curso de Enfermagem, por exemplo, contarão com uma estrutura muito melhor, inclusive com laboratório de urgência e emergência, para simulação de situações reais.

Para garantir o funcionamento dessa estrutura, a UEPA de Santarém contratou 17 profissionais, entre fisioterapeutas e técnicos de laboratórios e administrativos, e também já selecionou os professores que irão ministrar as aulas do curso de Medicina. A instituição ofereceu uma especialização de um ano e meio a 35 médicos que já atuam na cidade. Ao final do curso, 12 deles foram selecionados e começam a atuar no mês de agosto.

As aulas terão uma metodologia diferenciada dos cursos ofertados na capital, com o uso da problematização de situações práticas no decorrer de todo o programa. No novo prédio, os laboratórios e as salas de aulas foram projetadas especialmente para o uso desta metodologia, que garante melhor aprendizado aos futuros médicos. No segundo andar existem sete consultórios, onde os alunos farão avaliações práticas sob a supervisão dos professores.

Reforma geral - Toda a estrutura da UEPA em Santarém está sendo modificada. Além dos investimentos no novo prédio para o funcionamento do curso de Medicina, o Governo do Estado está investindo cerca de R$ 800 mil na ampliação e reforma das instalações da universidade. 'Em breve a UEPA de Santarém estará de cara nova', comemora José Almir."

Fonte: Universia Notícias

Adalto Pontes
CAM-STM

sexta-feira, 24 de junho de 2011

"Pará - Portal do Governo - Alunos de Medicina apostam em melhorias no curso"

Matéria publicada no Portal do Governo hoje osbre a audiência que tivemos com o Governador. O link de origem é http://www.pa.gov.br/noticia_interna.asp?id_ver=79266


Alunos de Medicina apostam em melhorias no curso

24/06/2011 12:56
Da Redação
Agência Pará de Notícias

Aos 23 anos, Napoliane Costa Santos se emociona quando fala da família deixada em Barcarena em 2007, quando se transferiu para Santarém com o sonho de virar médica, pronta para abraçar o desafio, mas amedrontada pelo mundo novo que a abraçaria. Ela integra a primeira turma de médicos a ser formada pelo curso de medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa) na região do Tapajós. Assim como os demais 17 colegas que vão se graduar no meio do ano que vem, ela sonha com melhorias no curso que ajudou a sedimentar.

A passagem do governador Simão Jatene por Santarém, esta semana, quando por três dias a mais importante cidade da região tornou-se sede do governo, trouxe um alento aos alunos de Medicina. O depoimento de Napoliane durante o encontro de um grupo de 40 alunos e 10 professores com o governador, na quarta-feira, 22, foi revelador. “Eu agradeço ao senhor por ter realizado o meu sonho, o sonho da minha mãe, o sonho da minha família, que foi o de estudar Medicina e me tornar uma médica competente”, disse a acadêmica, com lágrimas nos olhos naquela ocasião. Dois dias depois, nesta sexta, 24, ela ainda está envolvida pela emoção. “O governador pode ter certeza de que eu vou fazer o que for possível para retribuir, com muito trabalho, tudo o que o Estado fez por mim”, afirma.

Jovem prestes a se formar com menos de 25 anos, morando com uma amiga na área de expansão de Santarém, dedicada apenas ao estudo e com o aluguel e o sustento bancado à distância pela família, com sacrifício, Napoliane tem o perfil muito parecido com o da maioria dos estudantes da faculdade de Medicina santarena: hoje são 180. O grande desafio de todos, porém, e também a maior preocupação do governo do Estado, é manter os médicos na região do Tapajós depois de formados.

“Estamos formando gente para outros lugares. Isso me dá um aperto no coração”, confessou Simão Jatene naquele encontro com os estudantes e professores. A direção da faculdade, no entanto, avalia como positiva a estratégia do governo de investir ainda mais na universidade, transformar o Hospital Regional em hospital-escola e fomentar a formação de Médicos de Família como caminhos certos para fixar os jovens na região.

O coordenador do curso é enfático, ao se manifestar sobre o tema. “Nós queremos que os meios que nos são dados para formar médicos na região oeste sejam aprimorados. Mas não podemos deixar de nos sentir orgulhosos por termos sido os primeiros, graças ao governador Jatene. Nós temos a obrigação de parabenizá-lo”, ressalta Fábio Tozzi, destacando que o curso foi criado no primeiro governo de Simão Jatene (2003-2006). Coube a ele, na quarta-feira passada, entregar a Jatene um documento contendo as principais reivindicações da comunidade acadêmica de Medicina, que o governador prometeu estudar com carinho. Os itens mais urgentes são a implantação de um laboratório de cirurgia, a construção da biblioteca e a instalação da unidade de atendimento especializado na cidade.

Hoje, Santarém conta com 170 médicos, 90 dos quais na rede básica de atendimento. Os estudantes e professores têm como sonho zerar o déficit, o que é impossível a curto e médio prazo, se for considerada a proporção de um médico para cada mil habitantes preconizada pela Organização Mundial de Saúde. Mas, após o encontro com o governador, com a presença do secretário de Saúde Hélio Franco, do chefe da Casa Civil Zenaldo Coutinho e do secretário de Obras Joaquim Passarinho, todos saíram convencidos de que o mais importante, neste momento, é garantir condições de atendimento básico para a população, daí o investimento no programa Médicos de Família.

“Cinco anos atrás, quando decidi implantar o curso de medicina aqui em Santarém, eu fui chamado de louco. Discutia-se naquela época a viabilidade de um projeto ousado como esse”, lembrou o governador na reunião. “Hoje, estamos aqui tratando de uma nova biblioteca, de um novo laboratório, de um centro de aperfeiçoamento, diante de jovens centrados, com brilhos nos olhos e cheios de sonhos. Não há melhor resultado do que este para mostrar que a decisão de cinco anos atrás foi uma das melhores que já tomei na vida”, entusiasmou-se. Napoliane compreendeu bem o recado do governador. Ela, que entrou na faculdade focada no objetivo de se tornar cirurgiã, hoje já enxerga a profissão com outros olhos. “Quero atuar na atenção básica. Quero ir para a zona rural. Quero exercer a medicina nos lugares onde mais precisam de médicos”, diz, decidida.

Paulo Silber, de Santarém

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Dias melhores virão... Breve resumo da reunião com Governador

Fechamos o primeiro semestre deste ano, definitivamente, com chave de ouro! Como anunciado há algumas semanas, nos reunimos ontem (22) com o Governador Jatene. Na ocasião foi possível mais que solicitar investimentos no curso. Tratou-se na realidade de um momento único que reuniu o Governador, o Vice-Governador (Helenilson Pontes), o Secretário de Saúde do Estado (Dr. Hélio Franco), o Coordenador do Curso de Medicina de Santarém (Dr. Fábio Tozzi), professores e alunos do curso.
Esperança de dias ainda melhores é o que se obteve como resultado do encontro. Duas reuniões foram convocadas previamente para a definição das pautas, enviadas ao responsável pelo cerimonial do Governo uma semana antes. Durante o encontro, repassamos novamente o ofício com as seguinte pautas ao Governador:
  1. LCE;
  2. Acervo bibliográfico médico;
  3. Estrutura física do prédio;
  4. UEASBA;
  5. Residência Médica.
Alguns outros posicionamentos também foram colocados pelos discente presentes, que abordavam especialmente o ambiente ainda pouco escolar no HRBA e na UEASBA.
Quanto aos investimento solicitados no LCE, na biblioteca e na UEASBA, Jatene se mostrou disposto a colaborar e, apesar de não ter prometido, se comprometeu em avaliar a situação e colaborar da melhor maneira. Além disso, anunciou que o HRBA será até o fim do ano transformado em hospital-escola. Já na UEASBA, o próprio Secretário de Saúde reconheceu as carências da Unidade, mas revelou já ter planejado a reinserção da mesma, de modo a colaborar mais efetivamente como Unidade de Ensino. O Prof. Tozzi informou que já no próximo ano o primeiro programa de Residência começará a funcionar, na área de Medicina da Família e Comunidade. Em breve, outras áreas deverão ser iniciadas, como Cirurgia Geral, Ortopedia e Pediatria.
Outro ponto favorável ao Ensino Médico em Santarém diz respeito a futura realização de transplantes de órgão no HRBA, o que fortalecerá a região como pólo de saúde.
Assim, com tantas boas novas, temos muito a comemorar nessa nova fase na "Medicina Santarém", mas muitas responsabilidades também. O Governador, após escutar a todos e realizar suas anotação em um caderninho, deu-nos uma conferência (que em minha opinião todos nós deveríamos ter assistido) sobre o que realmente é o Pará hoje. Acredito que, independentemente de posicionamento político, não é todo dia que se pode escutar o que pensam aqueles que estão no centro da Gestão Estadual. Os que estavam presentes, além de compreenderem melhor as dificuldades de nosso estado (como seus grandes fantasmas, a pobreza e a desigualdade, segundo Jatene) tiveram a oportunidade de refletir sobre o papel dos médicos que muito em breve Santarém começará a formar.
Pessoalmente estou, mais do que nunca, convencido que temos em nossas mão algo de valor incalculável. Somos a peça central de uma engrenagem que pretende realizar o que há uma década era impossível: saúde de qualidade na Amazônia Central. Talvez, por ainda parecer impossível, muitos continuem a não crer que seremos tão bons assim, ou achem que tudo nunca passará de discurso político. Prefiro crer em uma Medicina Santarém que muito em breve há de ser referência em saúde de qualidade.
Aí lembro que muitos nem vendo serão capazes de acreditar. Só não podemos esquecer que, acreditando ou não, é papel nosso contribuir nesse processo, colaborar na construção de uma Assistência Médica de excelência no interior da Amazônia.

Abraço a todos,
Boas Férias!!

Adalto Pontes
CAM-STM

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Conversas com a Magnífica II

Estivemos na última segunda-feira (20) mais uma vez reunidos com a reitora Marília Brasil. Na oportunidade, a professora trouxe respostas às demandas apresentadas por nós na reunião que tivemos em fevereiro. A primeira pauta levantada pela Magnífica estava relacionada ao LCE. Foi nos entregue uma contra-proposta ao projeto que apresentamos em abril, com as adaptações feitas de acordo com o orçamento disponíveis.
A professora anunciou também a reforma da UEASBA, que deve iniciar na próxima segunda (27). Foi apresentada aos presentes na reunião as plantas da reforma, que deverá priorizar a ampliação do espaço destinado a fisioterapia, bem como os ambulatórios.
Um dos questionamentos mais frequentes ao CAM também foi levantado pela própria professora. Em resposta ao questionamento que fizemos em fevereiro diretamente a reitora, ao email enviado a mesma, bem como uma conversa que tivemos com a professora Mariane, foi anunciado que em breve os peritos devem realizar a avaliação da estrutura (esperado para o próximo mês). Após a elaboração do laudo, iniciaremos uma outra batalha: a solicitação dos reparos necessários ao prédio.
O Prof. Jofre Freitas, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, anunciou que em agosto deverá sair o edital de Iniciação Científica. Portanto, aqueles interessados devem estar atentos e já começarem a estruturar seus projetos.
Discutimos ainda sobre livros que, segundo a Magnífica, devem chegar em agosto.
Após o fim da reunião, foi possível ainda coneversar com professora Marília sobre as conquistas da UEPA em sua viagem por Portugual. Recebemos a ótima notícia de que já é possível realizar intercâmbios em universidades portuguesas (Universidade de Lisboa, por exemplo). Por enquanto, não contamos ainda com bolsas-auxílio para a realização de eletivas na terrinha, mas estou buscando mais informações junto a responsável pelas relações internacionais da Universidade e em breve postarei aqui mais informações.
Na reunião, estavam presentes representantes do Centro Acadêmico de Fisioterapia, o qual ajudamos na reestruturação e com quem temos trabalhado juntos no planejamento de pontos fundamentais ao nosso Campus.

Adalto Pontes
CAM-STM

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Reunião quarta-feira (22.06) com Governador!!

Informamos que a reunião do Governador Jatene com os alunos e professores do Curso de Medicina está prevista na agenda oficial do governo para quarta-feira, 22 de junho (feriadoo!), às 11hs da manhã, no Campus da UEPA. Já enviamos um ofício com as pautas que serão discutidas, estando entre elas o LCE, a Biblioteca, o HRBA e os possíveis programas de residência.

terça-feira, 14 de junho de 2011

FESTA JUNINA-UEPA-SANTARÉM-2011


OLÁ GALERA! VOCÊ QUE ESTA ESTRESSADO DESTE SEMESTRE?QUER UMA FUGA URGENTEEEEEEEEEEE? POIS MUITO BEM SUA CHANCE, NÃO PERCA! ATENÇÃO! NOSSA FESTA JUNINA VAI ACONTECER NO PRÓXIMO DIA 17/06 (SEXTA-FEIRA) A PARTIR DAS 21:00 NA UEPA, COM MUITAS ATRAÇÕES: BANDA DE FORRÓ, DUPLA SERTANEJA, GRUPO FOLCLÓRICO, QUADRILHA MALUCA.... E MUITO MAIS! VAI SER MUITO LEGAL! BOM, PARA VOCÊ QUE VIVIA PERGUNTANDO: CADÊ A NOSSA FESTA JUNINA? VENHA SEXTA-FEIRA E TRAGA AMIGOS E FAMILIARES!, MUITA DIVERSÃO E BRINCADEIRAS DESCONTRAÍDAS! NÃO FALTEM, SUA PRESENÇA É NECESSÁRIA PARA A FESTA SER COMPLETA, AFINAL DE CONTAS UNIDOS SOMOS MAIS ALEGRES!!!!!! ESPERAMOS VOCÊS!! PODEM LIGAR, ESTAREMOS PRONTOS PARA AJUDAR!! INCLUSIVE QUEM QUISER PARTICIPAR DA QUADRILHA MALUCA, ENSAIO NOS DIAS: 14 (TERÇA-FEIRA) E 16 (QUINTA-FEIRA), ÀS 20:00 HORAS NO ESPAÇO DO CAMPUS! PARTICIPE!

INGRESSOS, SOMENTE 5,OO REAIS, IMPERDÍVEL!

JACKSON UCHOA

COORDENADOR GERAL-DCE-UEPA

DIRETOR SOCIAL E PATRIMÔNIO/ESPORTE-CAM-SANTARÉM-UEPA

(93) 91642264


sábado, 4 de junho de 2011

Nota - Reunião de pautas 06.06 - 11hs00min - Sala de Conferência

A reunião que deveria ter sido realizada na sexta-feira a noite foi adiada para segunda, às 11hs00min na sala de conferência.
Peço que compareçam!!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Alô, Alô, Jatene vem aí...!


Em um post que escrevi há cerca de duas semanas aqui no blog repassei as pautas discutidas com o Dep. Alexandre Von. Contudo, no momento preferi não divulgar uma das possíbilidades levantadas pelo Deputado para solucionar parte de nossos problemas. Queria primeiro receber a confirmação de sua viabilidade para então repassar a todos.
Após a exposição de algumas de nossas dificuldades na referida reunião, o Deputado Von acenou com a possibilidade de convidar o Governador Jatene, na oportunidade em que este viesse a Santarém, no mês de junho, próximo ao aniversário do município (dia 22), a nos visitar e debater algumas de nossas necessidades.
Pois bem, recebi a confirmação do aceite do Governador há alguns dias. Os responsáveis pelo cerimonial oficial do estado já entraram em contato com nossa Coordenação e deveremos nos reunir com Jatene no dia 21 de junho.
Para isso, no entanto, necessitamos definir algumas pautas para serem apresentadas. Convoco aqui uma reunião na próxima sexta-feira, dia 3 de junho, às 19hs, no Salão de Eventos, com o propósito de definirmos nossa agenda de necessidades.
Lembro que é de fundamental importância o comparecimento de todos, para que possamos definir quais nossas maiores necessidades.

Aguardo a todos


Adalto Pontes
CAM-STM