sexta-feira, 29 de junho de 2012

Reunião com a Reitoria e Pró-Reitoria de Extensão (28/06/2012)








Olá, Caros colegas do Curso de Medicina da UEPA-Santarém,

Ontem, dia 28/06, pela manhã, aconteceu na sede do CAM-STM uma reunião muito proveitosa entre o CAM (Jackson Uchôa, Mauro Vieira, Átila Barros, Íris Corrêa), os alunos Bruno Sanches, Paula Barra e Daniel Lacerda, a reitora – Dra. Marília Brasil - e a pró-reitora de extensão da UEPA – Dra. Mariane Franco. Alguns assuntos importantes e de conhecida demanda acadêmica foram colocados em pauta, dentre eles:
- LCE, nosso tão desejado laboratório de cirurgia experimental;
- A reforma do prédio azul;
- A ampliação das bolsas para monitoria, dentre outras pautas.
Quanto ao LCE, questões relevantes foram levantadas e discutidas, especialmente no que diz respeito ao seu funcionamento. Quando começará a construção? Quais foram as mudanças realizadas no projeto original enviado para Belém? Como funcionará a manutenção do laboratório? A Profª Marília deixou bem claro que se dependesse dela a construção iniciaria nessas férias mesmo, mas que existem burocracias. Mesmo assim afirmou que tudo já está certo para se iniciar em Agosto. Afirmou também que foram feitas mínimas alterações no projeto, estas mais por questões orçamentárias, não comprometendo dessa forma os objetivos propostos no projeto original. Lembramos que o projeto irá ser disponibilizado para a comunidade acadêmica assim que em posse do CAM, afinal todos devem conhecê-lo para também ficar por dentro de tudo que foi pleiteado e que deve ser construído. Já solicitamos o envio pela reitora que o fará assim que possível.
Quanto à sua manutenção Profª Marília declara que a universidade se comprometerá com todas as necessidades básicas de manutenção, como: água, luz, limpeza, etc, dependendo muito da captação de recursos por parte dos professores pesquisadores responsáveis para algo além dessas necessidades básicas, como substituição ou compra de equipamentos para o próprio LCE. Projetos devem ser feitos e a captação de recursos precisa acontecer, como em toda a universidade no Brasil ou do exterior.
Em título de informação, esteve correndo um boato a respeito da paralização das obras de reforma no prédio azul, já agora nas férias, já que o dinheiro não estava sendo repassado para a empresa responsável por parte da UEPA. Isso atrasaria a entrega da obra e o retorno ao pleno funcionamento das atividades do curso de medicina nesse segundo semestre de 2012. Contudo, este boato verídico por alguns momentos, foi deixado para trás e o financeiro já foi repassado e a obra continuará em seu curso normal, segundo palavras da própria reitora.
Outro assunto que gerou bastantes diálogos durante a reunião foi a ampliação numérica das bolsas de monitoria. É importante salientar que em 2007, ano de entrada da gestão atual, a quantidade de bolsas de monitoria era de 305 vagas e hoje temos em toda a UEPA 527 vagas, a maioria delas na capital, mas não deixa de ser um avanço para a instituição. O valor atual da bolsa de 622 reais é fixado ao salário mínimo o que segundo a Profª Marília é inconstitucional e poderia até ser revogado, vetado. A proposta enviada para a câmara e que será votada no CONSUN (órgão deliberativo máximo da UEPA) no início do segundo semestre é de redução no valor da bolsa de 622 para 400 reais, atrelando assim ao valor das bolsas às do Cnpq, já que o progresso científico institucional, a priori é o que deve ser incentivado. Professora reitera que a universidade perde muito em pesquisa, pois alunos bolsistas (do Cnpq, por exemplo), largam suas bolsas de pesquisas por bolsas de maior valor das monitorias, deixando de produzir cientificamente e dificultando o progresso científico.
Com relação às bolsas para Santarém, uma demanda já bastante antiga de alunos e professores, especificamente para nosso curso que hoje conta com apenas 4 vagas, foi entregue à Profa. Mariane Franco um ofício construído pelo CAM, assinado pelo Diretor de Pesquisa e Extensão da entidade, o acadêmico Átila B. Magalhães, a ser entregue à pró-reitoria de graduação, em nome da Profa. Ionara Terra. Nele constam o pedido de aumento de vagas e as justificativas dessa necessidade específica e peculiar do curso. Profa Mariane nos tranquilizou e disse que será possível a cessão de novas vagas de monitoria, muito provavelmente, e que devemos aguardar o desfecho da equiparação do valor das bolsas de monitoria e de pesquisa, para aí então, solicitar o número de vagas pretendidas e enviar novamente a proposta a ser avaliada e seguir com posterior comprovação de acordo com as possibilidades da instituição dentro da política de distribuição com outros cursos e campi. Portanto, fiquem tranquilos. O CAM e as professoras fizeram o que, por enquanto, pode ser feito a respeito disso.
Além dessas pautas extremamente importantes, outras coisas foram discutidas, oportunamente detalhadas na ata disponível através do Grupo do CAM (via e-mail).

Agradecemos o cuidado e a atenção dispensados a nós, durante todo o encontro que levou cerca de 3 horas, pelas professoras, que ouviram nossos questionamentos e pormenorizaram cada dúvida ao respondê-las com fundamentos sempre muito plausíveis e adequados, sensibilizadas com as demandas do nosso curso e prontas a buscar estratégias para resolver, com a participação de todos, os nossos maiores problemas.
Estamos à disposição de todos para possíveis esclarecimentos, pessoalmente, via telefone ou e-mail, acerca da reunião e de outras perspectivas. Comuniquem-se! Procurem-nos! Estamos aqui para atendê-los.







Bruno Lima Sanches
Acadêmico de Medicina - Universidade do Estado do Pará (Campus Santarém)
  Colaborador - Centro Acadêmico de Medicina (CAM-STM) | Gestão 2012 
(93) 9197 1667


Átila Barros Magalhães 
Acadêmico de Medicina - Universidade do Estado do Pará (Campus Santarém)
Diretoria de Pesquisa e Extensão (CAM-STM) | Gestão 2012  
(93) 9175 2346       /             (93) 8115-7750      

terça-feira, 26 de junho de 2012

PET-Saúde 2012 divulga resultado



Saudações, comunidade acadêmica da UEPA-Santarém!


O Centro Acadêmico de Medicina de Santarém tem a honra de divulgar os alunos aprovados no PET-SAÚDE Santarém 2012!! As inscrições foram realizadas entre os dias 12 e às 23h do dia 16 de junho e o certame envolveu 36 vagas/bolsas, sendo 24 para o  projeto que envolve Belém e Ananindeua, e as outras 12 para o projeto que envolve o município de Santarém. Participaram do concurso alunos de todos os cursos da área de saúde do Campus Santarém e a bolsa terá a duração de 2 anos.

Os Monitores-bolsistas aprovados foram:

--- MEDICINA
1º lugar (9,5 pontos): ÁTILA BARROS MAGALHÃES
2º lugar (8,0 pontos): RENATO MAURO VIEIRA SOUZA
3º lugar (7,8 pontos): MIRLA REGO RIBEIRO

--- ENFERMAGEM
1º lugar (9,0 pontos): DAVI VIANA DE SOUSA
2º lugar (8,5 pontos): VANESSA VINENTE DE OLIVEIRA
3º lugar (8,0 pontos): LAYLA DE CASSIA BEZERRA BAGATA

--- EDUCAÇÃO FÍSICA
1º lugar (9,0 pontos): CASSIO LUIZ MOTA REGO
2º lugar (8,5 pontos): MAICKSON DOS SANTOS SERRÃO
3º lugar (8,0 pontos): ADAILTON DE JESUS PEREIRA

--- FISIOTERAPIA
1º lugar (8,5 pontos): PRISCILA BEZERRA DE LIMA
2º lugar (8,0 pontos): NATHERCIA DE SOUSA FIGUEIREDO
3º lugar (7,8 pontos): ASSIS JUNIOR CARDOSO PANTOJA
 
Parabéns aos colegas!

 APROVADOS, ESTEJAM ATENTOS AO CRONOGRAMA RESTANTE:
  
- Resultado da prova escrita: 25/06/2012
- Prazo de recurso do resultado da prova escrita: 26 e 27/06/2012
- Resultado final do processo seletivo: 28/06/2012
- Cadastro no Sigpet-saúde: 29/06/2012
 
 
Fonte: http://www.uepa.br/portal/ascom/ler_detalhe.php?id_noticia=1861368
 
 
Bruno Lima Sanches
Acadêmico de Medicina - Universidade do Estado do Pará (Campus Santarém)
  Colaborador - Centro Acadêmico de Medicina (CAM-STM) | Gestão 2012 
 
 

sexta-feira, 22 de junho de 2012

De volta à ativa

 

Caros colegas do Curso de Medicina UEPA-Santarém,


Inicialmente, gostaria de pedir desculpas pela baixíssima frequência de atualização deste blog, meio de comunicação tão importante para o nosso curso. Vários eventos - como a interdição do prédio, reconhecimento do curso pela(o) CEE/MEC, festa junina e as próprias atividades da semana-padrão, entre outras - fizeram com que a atual gestão do CAM não priorizasse esta atividade. Estou aqui hoje na tentativa de contribuir para a "ressuscitação" deste espaço e do resgate da sua importância enquanto canal de comunicação, tarefa tão bem realizada pela gestão passada.


Para o início desta missão, resolvi compartilhar um artigo de grande serventia complementar. Ao discutir com o colega Bruno L. Sanches (Med 2011.2) acerca de alguns assuntos a respeito do currículo médico proposto no Brasil e no mundo e as suas realidades práticas, e partir para a pesquisa teórica, encontramos um artigo bastante interessante e importante, do ponto de vista informativo e crítico, para todos nós, futuros médicos. Trabalho este que decidimos enviar para que todos possam fazer suas análises e entender o processo de construção dos currículos médicos nas universidades, especialmente as ocidentais, entender que nosso currículo atual já prevê a excelência da formação médica em muitos aspectos e se tornar ciente do que ainda precisamos melhorar para alcançarmos a excelência no ensino aprendizagem. Sabemos que nem todo estudante de medicina se importa com o seguimento da educação médica brasileira, no entanto, no atual contexto em que estamos inseridos - no que diz respeito a fechamento de ciclos, formatura da primeira turma de medicina de Santarém, análise crítica e reestruturação de organização curricular e político-pedagógica - acreditamos que vocês possam, assim como nós, apreciar a leitura como uma ferramenta de grande utilidade para, tanto acalmar algumas de suas eventuais aflições, como fundamentar melhor suas opiniões críticas acerca do modelo atual implantado aqui.


Clique abaixo para redirecionar ao link do bendito:  


Boa leitura. 

Abraço a todos, 

Átila Barros Magalhães 
Acadêmico de Medicina - Universidade do Estado do Pará (Campus Santarém)
Diretoria de Pesquisa e Extensão (CAM-STM) | Gestão 2012