Conheça Santarém

Cidade de Santarém

Santarém, mais conhecida como a "Pérola do Tapajós" situa-se na microrregião do Médio Amazonas, a 36m de altitude, na confluência dos rios Amazonas e Tapajós. Distante 1.369 quilômetros da capital do estado, Santarém ocupa uma área de 22.887,08 km², com uma população estimada em 276.665. Fundada em 1661, Santarém já pode ser considerada uma jovem senhora, tranqüila, com qualidade de vida, muito verde e um rico potencial para várias atividades.

Localizada no coração da Amazônia, pode-se dizer que é a cidade mais expressiva do Pólo Tapajós, onde se encontram antigos casarões – herança da colonização portuguesa, praias paradisíacas, povo hospitaleiro e um raro fenômeno da natureza: o encontro das águas. Um contraste de Rios espetacular para os turistas, o encontro das águas é formado por águas ocre-argilosas do Rio Amazonas e as verdes azuladas, do Rio Tapajós. De agosto a dezembro, Santarém vive o período de seca, onde é possível apreciar as belas praias. Devido às inundações do rio Amazonas e seus afluentes, a região ribeirinha fica submersa de janeiro a junho.



O acesso se dá por via fluvial. São necessários três dias, saindo da capital Belém e 36 horas partindo de Manaus. Saindo de ambas capitais, o tempo de vôo é de apenas uma hora.

Museus

Centro Cultural João Fona 
Localiza-se na praça Barão de Santarém, no centro da cidade. A construção deste prédio seguiu as plantas arquitetônicas do Major Engº Pereira Sales. Teve seu início em 1853, sendo concluído em 1867 e inaugurado em 1868.

No prédio funcionou o Fórum de Justiça de Santarém, Presídio, Intendência Municipal, Prefeitura Municipal e, atualmente, funciona o Centro Cultural João Fona, conhecido também como Museu de Santarém. O estilo da casa é colonial brasileiro, embora tenha sofrido pequenas alterações em 1926 com o intendente Coronel Joaquim Braga. 
Seu acervo dispõe de cerâmicas arqueológicas denominadas tapajônicas ou de Santarém, legado das populações indígenas que povoaram primitivamente a região. Há ainda objetos históricos como atas e móveis da Câmara de Santarém do século passado e galeria de prefeitos.



Museu de Arte Sacra

Localiza-se no centro da cidade a Trav. Siqueira Campos, nº 439, anexo a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Inaugurado em 22 de Junho de 2003 tem como objetivo primordial expor todo o acervo referente à arte religiosa católica existente em Santarém. 
Com local climatizado e música ambiente o Museu dispõe de um acervo composto por 330 peças aproximadamente, entre imagens, indumentárias e quadros.
Horário de Funcionamento: Terça a Sábado e 08:00 às 11:30 hs.
 
Museu Dica Frazão

Localiza-se no centro da cidade, à Rua Floriano Peixoto, nº 281. O Museu foi inaugurado em 22 de junho de 1999, com o objetivo de expor as mais famosas peças artesanais confeccionadas pela artesã Dica Frazão.

Considerada a pioneira na utilização da raiz do patchuli no artesanato, Dica Frazão introduziu outros materiais da região, como palhas de tucum, de buriti e do açaizeiro, além da malva, juta, bambu, casca do taperebazeiro, cipó escada de jabuti, entrecascas de madeiras e sementes de melancia, melão, jerimum e pepino.

O acervo do Museu dispõe de mais de 150 peças do artesanato santareno, entre as quais, réplicas de trabalhos que hoje pertencem a rainha da Bélgica e ao Papa João Paulo II, além de outras peças que ganharam destaques nacionais.




Praças 
Praça Barão de Santarém

Mais conhecida como Praça de São Sebastião. Seu primeiro nome foi Largo da Municipalidade, em virtude da construção do prédio da Câmara Municipal em 1853. O Largo da Municipalidade teve o seu nome mudado para Praça Barão de Santarém, conforme lei municipal. Atualmente, a praça apresenta harmoniosa estrutura com jardins, parques de diversões e frondosas mangueiras. 
A decoração da praça é feita com esculturas que imitam as principais formas de Vaso Cariátides e Gargalo, ídolos e, esculpidos em cada banco, a figura do Muiraquitã. Além de sua própria estrutura, a praça contém em sua área três das principais obras arquitetônicas de Santarém: Centro Cultural João Fona, a Igreja de São Sebastião e o Anfi-teatro Joaquim Toscano, onde são realizadas diversas manifestações culturais, formando-se assim um complexo de lazer público.



Praça do Centenário

Está localizada entre as avenidas 24 de Outubro e Silvério Sirotheau Corrêa, no bairro da Aldeia. Foi inaugurada em 24 de outubro de 1948, sendo seu projeto de construção do artista santareno Manoel Maria de Macêdo Gentil. 
O "Largo do São Raimundo", como era chamado antigamente, tem em seu centro um índio que foi trabalhado por João Fona e, ao lado, uma estrofe do poema de "Castro Alves", que juntamente com dois canhões fazem a decoração da praça. Esses canhões pertenciam à "Fortaleza do Tapajós" e nunca foram utilizados, pois jamais chegaram a seu destino, ficando durante quase um século no leito da rua Galdino Veloso. A inauguração desta praça foi feita em comemoração ao primeiro centenário da elevação de Santarém à categoria de cidade.





Praça Rodrigues dos Santos

Essa praça foi o berço da história de Santarém, pois ali desembarcou o fundador da cidade Padre João Felipe Bettendorf, onde construiu a primeira capela de Nossa Senhora da Conceição. Era o centro da aldeia dos índios que a denominavam "Ocara Açu" que significa Praça Principal. Após a catequização dos índios pelos jesuítas a praça passou a ser chamada de "Tupana Ocara" que quer dizer "Praça de Deus".

Muitas outras denominações foram dadas a ela, tais como: Largo do Pelourinho, Largo das Amendoeiras, Largo da Imperatriz, Largo do Teatro e outros, até chegar ao nome atual que foi dado em homenagem ao ilustre santareno, Doutor Manoel Waldomiro Rodrigues dos Santos. A sua estrutura está montada em cima de um cemitério humano de grande valor arqueológico.





Praias

Alter do Chão

Fundada pelo português Pedro Teixeira, no dia 06/03/1626, foi elevada a categoria de Vila por Francisco Xavier de Mendonça Furtado no dia 06/03/1758. Localizada na margem direita do Tapajós, distante cerca de 30 km de Santarém, por estrada pavimentada (PA-457). O acesso por via fluvial leva cerca de 3 horas, através do rio Tapajós.

Em Alter do Chão existem belas praias de areias brancas, banhadas pelas águas transparentes do rio Tapajós. A beleza dessas praias se associa ao lendário Lago Verde ou Lago dos Muiraquitãs.

A vila de Alter do Chão não oferece apenas atrativos naturais, mas também a tradicional Festa do Sairé, conhecida por apresentar uma mistura de elementos religiosos e profanos, com grande participação popular. Na Vila, existem ainda, áreas para caminhadas ecológicas e áreas com a presença de botos, bem como uma rica e tradicional produção artesanal.

Para atender seus visitantes, a Vila dispõe de infra-estrutura turística e de apoio como: postos telefônicos e de saúde, pousadas, restaurantes e lojas de artesanato.

Por suas características peculiares e seus atrativos naturais e culturais, Alter do Chão recebe atualmente um elevado número de turistas e navios de cruzeiros marítimos que demandam o rio Amazonas. Por esta razão, a referida vila é importante pólo turístico da região.



Arariá

Situada a noroeste da cidade, nas proximidades do aeroporto, a praia de Arariá é acessível somente por via fluvial. É formada pelo rio Tapajós e não dispõe de infra-estrutura para receber visitantes.

Carapanari

Localiza-se entre as praias de Pajuçara e Jutuba. Seu acesso pode ser feito através de via fluvial e não dispõe de infra-estrutura para receber visitantes.



Jutuba

É por via fluvial que se pode chegar à praia de Jutuba. A mesma não possui infra-estrutura turística.



Maracanã

Distante cerca de 6 km por via terrestre, estrada totalmente pavimentada e sinalizada, Maracanã é uma das praias mais próximas da cidade. Seu acesso pode ser feito também por via fluvial. Para atender seus visitantes, a praia do Maracanã dispõe de barracas para refeições.



Maria José

Atualmente, devido à construção do Aeroporto de Santarém, o acesso por via terrestre foi interditado, limitando-se à via fluvial. Situa-se entre as praias do Juá e Arariá, não dispondo de infra-estrutura para receber visitantes.



Pajuçara

Seu acesso é feito por via terrestre, pela Rodovia Fernando Guilhon, passando por propriedades particulares, não havendo impedimentos para tal. O acesso também pode ser feito por via fluvial.



Ponta de Pedras



A distância do centro da cidade de Santarém até a entrada da praia, por via terrestre, é de aproximadamente 23 km, sendo que o acesso se dá pelas rodovias Fernando Guilhon e Everaldo Martins, ambas pavimentadas. Em seguida, continua por uma estrada não pavimentada, com extensão de 12 km. O acesso também pode ser efetuado por via fluvial, através do rio Tapajós.

A praia de Ponta de Pedras apresenta grande beleza cênica, destacando suas formações rochosas (beach rock) e a presença de vegetação próxima às margens. Oferece aos seus visitantes barracas para a venda de alimentos e bebidas.



Ponta do Cururu

Localiza-se na margem direita do rio Tapajós, às proximidades da vila de Alter do Chão, não dispondo de infra-estrutura turística.



Salvação

É por via fluvial, pelo rio Tapajós, que se pode chegar até a praia da Salvação. O acesso é possível também por via terrestre, mediante autorização dos proprietários das terras que margeiam a praia. Limita-se com a praia do Juá, oferecendo uma atração a mais para os banhistas.



Com informações da Prefeitura Municipal de Santarem e Secretaria Municipal de Turismo





Veja mais
Site da Prefeitura de Santarém
Site da Câmara Municipal de Santarém
Site da Paratur