O que é PBL?

O Curso de Medicina de Santarém utiliza uma associação de metodologias em suas atividades. O eixo principal é a metodologia Problem Based Learning (que em português significa Aprendizado Baseado em Problemas), mais conhecida pela sigla PBL.

O que é? 
 O  PBL destaca o uso de um contexto clínico para o aprendizado, promove o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo, e também estimula o estudo individual, de acordo com os interesses e o ritmo de cada estudante. O aprendizado passa a ser centrado no aluno, que sai do papel de receptor passivo, para o de agente e principal responsável pelo seu aprendizado.Os professores que atuam como tutores nos grupos têm a oportunidade de conhecer bem os estudantes e de manter contato com eles durante todo o curso.
 
Como é? 
 A metodologia do PBL enfatiza o aprendizado auto-dirigido, centrado no estudante. Grupos de até 12 estudantes se reúnem com um docente (tutor ou facilitador) duas ou três vezes por semana. O professor não "ensina" da maneira tradicional, mas facilita a discussão dos alunos, conduzindo-a quando necessário e indicando os recursos didáticos úteis para cada situação. 
Uma sessão tutorial inicial trabalha os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o assunto apresentado; os problemas são primeiramente identificados e listados, e em seguida são formulados os objetivos de aprendizado, com base em tópicos considerados úteis para o esclarecimento e a resolução do problema (sete passos). Na etapa seguinte os estudantes vão trabalhar independentemente, na busca de informações e na sua elaboração (estudo auto-dirigido) antes da próxima sessão tutorial, quando as informações trazidas por todos serão discutidas e integradas no contexto do caso-problema.

Qual o perfil do estudante PBL? 
A metodologia do PBL é considerada ideal para os estudantes que: 
  1. Têm iniciativa para estudar por conta própria;
  2. Sentem-se à vontade formulando objetivos de aprendizado flexiveis mesmo que apresentem, por vezes, alguma ambiguidade;
  3. Aprendem melhor com leitura e discussão; 
  4. Consideram desejável que seu aprendizado seja sempre em um contexto clínico.
Fonte: UNIFESP

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