"A cada seis segundos, independentemente da idade ou sexo, alguém em algum lugar do mundo morre de AVC. Uma em cada seis pessoas no mundo terá um AVC em sua vida e estima-se que no Brasil existam locais onde esse número seja 1:3. Além disso, milhares de pessoas padecem diariamente das seqüelas permanentes da doença e das modificações sociais geradas por ela. Portanto, é essencial que as pessoas saibam reconhecer os sinais e sintomas do AVC e especialmente como agir perante uma situação de emergência envolvendo alguém que esteja sofrendo um episódio vascular e necessitando de ajuda."
Neste contexto, e por conta do Dia Mundial do AVC (29 de Outubro), a Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia do Tapajós (NEUROLIGA UEPA STM), órgão estudantil da UEPA, em parceria com a World Stroke Organization e a Rede Brasil AVC, promovem em Santarém a I Campanha de Combate ao AVC!
Com o apoio da Universidade e a orientação do médico neurocirurgião Dr. Érik Jennings, os membros da NEUROLIGA e demais estudantes do curso de Medicina e Fisioterapia da UEPA desenvolvem, de 24 a 30 de Outubro, diversas atividades voluntárias voltadas a promoção e prevenção da saúde e do bem-estar geral da comunidade, especialmente aos grupos com risco de desenvolver doenças encefalovasculares.
As atividades compreendem transmissão via rádio de dicas e esclarecimentos acerca do AVC à toda a população urbana e rural santarena, palestras e sessões de orientação em grupo para grupos de risco, ações envolvendo aferição de pressão arterial e rastreamento de pessoas com risco para doenças cardiovasculares, entre outros.
Para mais informações sobre a programação prevista para as ações da Campanha de Combate ao AVC (a serem) desenvolvidas em Santarém, acesse: www.neuroligastm.blogspot.com /www.facebook.com/neuroliga.stm"
Para conhecer a programação em todo país, acesse a Rede Brasil AVC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário