segunda-feira, 30 de maio de 2011

Cuidado, Cuidado, Se não Você dança...!

Uma nota rápida e desagradável. Ficou perigoso caminhar pelos arredores da UEPA tarde da noite últimamente. Assaltos aos alunos tem sido uma constante ultimamente. Como se não bastasse, a violência chegou a alguns lares também. Não só por uma vez estudantes tiveram suas casas invadidas e literalmente depenadas. Constrangedor, vergonhoso, revoltante...?! Não sei, mas já estamos pensando em uma maneira de reverter (ou quem sabe ao menos amenizar) a situação. Solicitaremos em breve uma ronda permanente de policiais nas proximidades do Campus pelo período da noite.
Contudo, enquanto não conseguimos tal proteção, lembre-se:
  1. Evite sair sozinho pela noite;
  2. Fuja das ruas mais escuras (é possível?!);
  3. Não passe próximo de árvores ou de locais mais recuados;
  4. Leve consigo somente o estritamente necessário;
  5. Caminhe rápido, sempre atento a quem pode estar lhe seguindo.
Do mais, contemos com a proteção de Deus. Basta ter fé!

Adalto Pontes
CAM-STM

sexta-feira, 27 de maio de 2011

LAUEP apoia FORLIGAS

Post originalmente divulgado no blog da LAUEP Santarém, em 18 de maio. Abaixo a transcrição:

A LAUEP apoia o FORLIGAS
As ligas acadêmicas da Universidade do Estado do Pará, Campus XII, associaram-se para expandir o ensino no Oeste do Pará e contrubuir para o aprimoramento dos recursos educacionais dentro da universidade. União esta composta pela Liga Acadêmica de Urgência e Emergência do Pará (LAUEP), Liga Acadêmica de Clínica Médica de Santarém (LACMES), Liga Cirúrgica do Tapajós (LCT), Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia do Pará (LAGO-PA), Liga de Medicina Intensiva do Pará (LIGAMI-PA) e Liga Acadêmica de Oncologia do Pará (LAOPA), denominada de FORLIGAS; com parceria da IFMSA(International Federation of Medical Students' Associations) e da OSCA (Associação Acadêmica da Operação Sorriso)."

Veja na barra lateral o link uma lista de blogs interessantes, incluindo o da LAUEP.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Nova gestão do Comitê IFMSA-BRAZIL UEPA Santarém


O Comitê IFMSA-BRAZIL UEPA Santarém está sob nova direção. A Diretoria foi renovada para o início de um novo período na vida do Comitê, e ficou constituída da seguinte forma:
Presidente - Fábio de Sousa (2009.2)
VPI/VPE - Rafaela Tork (2007.2)
Tesoureiro - Luís Pallú (2009.1)
Secretárias - Valéria e Juliana (2010.1)
Diretora SCOPH - Amanda Amaral (2009.2)
Diretora SCORA - Marília (2010.1)
Diretora SCORP - Suellen Torres (2009.1)
Diretor SCOME - Lucas Siqueira (2009.2)
Diretor SCONE - Luís Pallú (2009.1)

O CAM-STM deseja toda sorte do mundo para essa turma que aceitou o desafio de dar continuidade ao trabalho iéfico no coração da Amazônia.
Como Former Presidente, convido a todos interessados a participar de nosso Comitê (vc vão se apaixonar por esse trabalho!). É só procurar um dos diretores.
Veja abaixo fotos da reunião de repasse:
Fábio, Adalto e Rafa

Carimbaço!! Ato simbólico na transmissão dos cargos

Adalto Pontes
CAM-STM


sexta-feira, 20 de maio de 2011

Acompanhe o LCE no SISPRO

E por falar em LCE, acompanhe o andamento do processo pelo site da UEPA.
Veja o passa-a-passo:
  1. Acesse www.uepa.br;
  2. Vá até a barra direita em "Sistemas Internos";
  3. Clique em SISPRO;
  4. Escolha a opção "Consultar por Número";
  5. Escolha a opção Processo. O número é 2530, Ano 2011
Atualmente o processo está na Coord. de Arquitetura e Engenharia.
Aguardemos novos episódios dessa novela.

Uma Voz para Nossas Necessidades


Temo que nosso blog esteja desatualizado... Nossas ações começaram a repercutir além dos muros do Campus XII e não temos tido tempo para atualizar as notícias, mas aqui segue um delas!
Na manhã do último dia 12 estivemos reunidos com o Dep. Alexandre Von para expor a dificuldade de financiamento para a construção do Laboratório de Cirurgia Experimental. Como já havia sido comentado em um post anterior, apenas a primeira fase do trabalho havia terminado com a conclusão do Projeto. Enfrentamos agora a falta de recursos para a construção do LCE em sua integralidade. O recurso disponível atualmente nos cofres da universidade destinado para o LCE cobriria cerca de 25% do valor total.
Assim, temos buscado outras fontes de financiamento. A primeira já teve alguma repercusão. Conseguimos conversar com o Dep. Von e expor brevemente nossas necessidades (financeiras), o qual se mostrou disposto a colaborar conosco, levando acausa ao Governador e ao CONSUN (Conselho Universitário da UEPA), do qual o Deputado faz parte como Conselheiro Representante da Classe Política para o biênio 2011-2012.
As primieras ações podem ser vistas nessa nota do Blog do Jeso (http://www.jesocarneiro.com.br/educacao-e-cultura/uepa-von-toma-posse-no-consun.html).
Na oportunidade em que estivemos reunidos, conversamos sobre os problemas que enfretamos no curso de Medicina, com a carência de livros. O Deputado solicitou a elaboração de uma lista com as demandas prioritárias para que possa defende-las no CONSUN. Em breve convocaremos uma reunião com todos alunos para elaborar a lista.
Fiquem atentos!

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Projeto do LCE Santarém - A Saga - Parte I

A construção de um LCE está prevista no Projeto Pedagógico do Curso e deveria ter sido realizada junto a toda estrutura que temos atualmente. No entanto, por motivos que não cabe comentar aqui, o propósito foi adiado, a princípio por dois anos, que na realidade se tornaram três, quatro... No fim de 2009, tomamos a atitude de tornar o LCE pauta prioritária do CAM-STM. Começamos procurando apoio dos que sempre nos ajudaram, mas logo nos foi solicitado um projeto, o que até então não tínhamos.Adicionar imagem

Começamos, então a arquitetar o projeto do LCE. A animação era tanta que até surgiu uma liga de cirurgia, a Liga Cirúrgica do Tapajós - LCT, que a princípio forneceria o suporte necessário para a estruturação do laboratório. Contudo, diante da falta de apoio técnico para a conclusão do projeto, os trabalhos perderam velocidade e quase pararam.

No entanto, após uma reunião com a Profa. Vera Picanço no ano passado, ganhamos força novamente, já que a mesma se comprometeu em nos auxiliar na conclusão do projeto. Preparamos então, em conjunto, toda teoria do projeto.

Em fevereiro nos reunimos com a reitora Marília Brasil, oportunidade na qual relatamos a necessidade de construção do laboratório e obtivemos apoio institucional para o LCE. Faltava apenas concluir o planejamento estrutural do laboratório.

Pois bem, esse último passo foi dado no último final de semana, quando o Prof. Marcus Vinícius Brito, coordenador do LCE Belém esteve reunido conosco para realizar os ajustes finais no projeto. Foi emocionante ver não um, mas dois grupos, com cerca de 10 pessoas, envolvidas na finalização do Projeto. Posso dizer, depois de mais de um ano de trabalho, que temos um excelente projeto de LCE para Santarém!!

O documento foi enviado na terça-feira passada (03 de maio) para o gabinete da Reitora. Cabe a nós buscar o retorno da Magnífica e continuar a pelejar por aquilo que necessitamos. Conseguiremos, de certo!!!

Adalto Pontes

terça-feira, 3 de maio de 2011

Jornada de Capacitações - salto para Ensino Médico de qualidade

Como informado em posts anteriores, no fim do mês passado recebemos uma comissão de professores de Belém em nosso curso para realização de algumas capacitações para os docentes e discentes. Ao fim da intensa jornada de trabalhos, pode-se dizer que evoluímos enormemente em pontos que há muito tempo já havíamos detectados como problemáticos no planejamento das atividades pedagógicas.
Em Outubro do ano passado, quando os professores Napoleão Braun e Vera Picanço estiveram em Santarém, tivemos a oportunidade de conversar e repassar os principais problemas que tínhamos na época. Dentre eles estavam o Laboratório de Cirurgia Experimental, a capacitação de professores para a docência em PBL e a capacitação de monitores para uso dos manequins do Laboratório de Habilidades Clínicas. Esses foram pontos fundamentais para os quais obtivemos respostas durante a jornada que se encerou. Contamos hoje com um time de monitores de Habilidades capacitados e envolvidos em um projeto de reinserção do Laboratório de Habilidades Clínicas - LHC - no cotidiano do curso.
Peço que observem também o desempenho dos tutores que participaram das capacitações: é claramente perceptível a evolução no manejo das tutorias. E para os que assistiram as palestras, creio que não restou dúvida da qualidade dos profissionais que estiveram por aqui. Pretendemos tornar tais jornadas atividades continuadas. Temos ótimos motivos para torcer por isso.
Acerca da atual situação do Projeto do LCE, veja o post LCE Santarém – Pequena Saga Parte I.

CAM-STM