segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Conversas com a Magnífica


Na última terça (15) a Diretoria do CAM-STM juntamente a outros discentes estiveram reunidos com a reitora da UEPA, Profª. Marília Xavier e com o Profº. Luiz Fernando Gouvea. A reunião teve por objetivo a apresentação por parte dos alunos das necessidades prioritária do Curso de Medicina para 2011. Na noite da segunda anterior, em reunião convocada pela Diretoria com todo corpo discente, foram definidos os pontos críticos para a comunidade acadêmica. Os seguinte pontos foram definidos como prioritários:

  1. Construção do Laboratório de Cirurgia Experimental;

  2. Ampliação e atualização do acervo bibliográfico, com aquisição de novos títulos, especialmente nas especialidades;

  3. Ampliação da quantidade de bolsas para Monitores, com inserção de monitores nas tutorias e INCs;

  4. Avaliação pericial do prédio central, além da realização dos reparos necessários;

  5. Instalação da Sala do Interno no HMS e no HRBA;

  6. Compra de um microscópio trinocular para o Laboratório Morfofuncional;

  7. Realização de formação continuada na metodologia PBL para os tutores do curso.


Diante da apresentação de um documento contendo os pontos citados aos dois gestores presentes, iniciou-se o debate de possíveis soluções para as necessidades apresentadas. Foi exposto pela reitora a situação financeira da Universidade, que terminou o ano de 2010 com um déficit de 4 milhões de reais. Além disso, também foram citadas as prioridades de investimento da UEPA em 2011 para Santarém, as quais se direcionam para a Unidade de Ensino e Assistência a Saúde do Baixo Amazonas, a famosa UEASBA.

Assim, o meio milhão necessário para construção do LCE simplesmente não existe, o que nos obriga a adaptar o projeto original, que passa por uma revisão final. Acertou-se que após o carnaval, o engenheiros da Universidade virão até a cidade para realizar uma avaliação da UEASBA, e agora, também avaliarão o espaço para a construção do LCE no campus, bem como elaborarão o orçamento estrutural.

No concernente aos livros, foi informado pela reitora o envio em breve do material, o qual já foi comprado e passa apenas por processo de cadastramento na Biblioteca Central. No ano passado, a então Diretoria do CAM elaborou uma lista de compra. Não sabemos ainda o que de fato foi comprado, mas já sabemos que um corte generoso foi feito. Teremos de aguardar a chegada do material e o confrontamento das necessidades atuais.

Quanto a monitoria, a própria reitora manifestou desagrado com a atual distribuição de vagas, mas afirmou não poder interferir no processo, já que existe uma comissão formada para isso. Fomos orientados a procurar a Profª. Ilma Pastana, Diretora do CCBS. Enviei recentemente as explicações de como funciona o processo por email para o grupo. Já foi solicitada uma reunião com a mesma, quando esta visitar a cidade, no período pós carnaval.

No que diz respeito a estrutura do prédio, a reitora e o coordenador demonstraram ter conheciemento do problema e se comprometeram a solicitar uma avaliação pericial do Instituto Renato Chaves, ficando a cargo deste a emissão de um laudo técnico.

Discutimos quanto a possibilidade de compra de um microscópio trinocular para o Campus, necessidade questionada pela reitora quanto a sua funcionalidade. Repassamos as dificuldades enfrentadas nas aulas de histologia, a facilitação da aprendizagem quando temos o uso do microscópio do Prof°. Boreli, além de ressaltar a já existência de uma TV para uso junto com o microscópio.

Quanto a formação de tutores PBL, nos foi repassado que na segunda quinzena de março haverá um curso para os tutores, informação confirmada pela pela Pró-Reitora de Extensão Mariane Franco.

Quanto a Sala do Interno a reitora não se comprometeu em conseguir o espaço de imediata, visto que, especialmente no HMS as negociações sempre são mais complicadas. No entanto, acertou-se que a discussão será levada a diante. A Diretoria do CAM dará atenção redobrada a essa reivindicação visto sua fundamental importância para os internos.

Apenas hoje tivemos tempo para publicar o ocorrido na reunião, e na sexta passada já discutimos em reunião interna da Diretoria as providências a serem tomadas. Em breve, relatos de nossas resoluções.


***


Peço que colaborem conosco, comentando os posts, dando sugestões para nossas atividades e participando de nossas reuniões, sempre às sextas-feiras, às 19:00hs, em uma sala de tutoria.


Até logo,



Adalto Filho

Presidente CAM-STM - 2010/2011

Um comentário:

  1. Boa noite Adalto,

    Fico feliz em saber que existe um CAM bem organizado, o que me levou a buscar informações para estruturação ou reestruturação do Centro Acadêmico de Fisioterapia em Santarém. Já estou em contato com as pessoas interessadas e CAFISIO-Belém. Em breve teremos mais um braço para entrar nesta luta pelas melhorias da nossa Universidade.

    Abraço.

    Fisio-UEPA 2011

    ResponderExcluir