quarta-feira, 30 de março de 2011

ELEIÇÕES DCE, VOTE CHAPA 2!!!!



SEI QUE TEMOS MUITAS TAREFAS (PROVAS, SEMINÁRIOS, SIMPÓSIOS, AS TUTORIAS ETC), É VERDADE TODOS NÓS TEMOS! PORÉM EXISTEM OUTRAS FORMAS DE VOCÊ NOS AJUDAR, DE REPENTE VOCÊ NÃO ACHE IMPORTANTE PARTICIPAR DE UM CENTRO ACADÊMICO OU DE UMA MANIFESTAÇÃO, POR AS VEZES NÃO POSSUIR AFINIDADE QUEM SABE, MAS VOCÊ PODE NOS AJUDAR DE OUTRA MANEIRA, DE VÁRIAS OUTRAS MANEIRAS; COMO PARTICIPANDO DE NOSSAS REUNIÕES, SUGERINDO ESTRATÉGIAS SUBSTANCIAIS DE MUDANÇA, FOMENTANDO PROJETOS SUSTENTÁVEIS PARA NOSSO CURSO ETC, ESSAS PARTICIPAÇÕES NEM POR ISSO SÃO MENOS IMPORTANTES, PELO CONTRÁRIO SÃO SUAS CONDIÇÕES REAIS, A SUA ATITUDE DE MUDANÇA E REPÚDIO PELOS ERROS QUE VEMOS DENTRO E FORA DA UNIVERSIDADE, É O PONTO VITAL DE MUDANÇA! ENTENDENDO A VALIA DA SUA PARTICIPAÇÃO, NOS AJUDE A VENCER AS ELEIÇÕES DO DCE, COM A CHAPA 2 (TODAS AS VOZES), VOTANDO NO PRÓXIMO DIA 06 DE ABRIL (QUARTA-FEIRA).


JACKSON UCHÔA
DIRETOR SOCIAL E ESPORTE/PTRIMÔNIO-CAM-UEPA


''Há todo um velho mundo ainda por destruir e todo um novo mundo a construir. Mas nós conseguiremos, jovens amigos, não é verdade?''
Rosa Luxemburgo


terça-feira, 22 de março de 2011

Curso Teórico Prático de Cirurgia Experimental-LCE/UEPA‏

Aos interessados em Técnica Cirúrgica, segue aí uma dica de curso da LCT. Trata-se do Curso Teórico Prático de Cirurgia Experimental do LCE Belém. Maiores informações no site abaixo, e o cronograma completo no link http://bit.ly/lce-cursobasico


quinta-feira, 17 de março de 2011

COMO PODEMOS AJUDAR NOSSA UNIVERSIDADE A SER MELHOR ?

Olá pessoal! sabemos da importância da universidade para nós e para a sociedade, cumprindo seu próprio tripé: ensino, pesquisa e extensão. Na UEPA-SANTARÉM, não é diferente, na universidade vivenciamos as mais diversas experiências acadêmicas, que vão desde o estudo em laboratórios e bibliotecas até a tão sonhada defesa do TCC e conclusão do curso, gerando grandes benefícios para nossa formação e para a sociedade. A construção de uma universidade melhor, representa uma perspectiva maior da soma de NOSSOS ESFORÇOS, logo é nosso DEVER a modulação de conhecimento e projetos que viabilizem melhoras de vida para a população em geral, os TCA'S podem ser uma bom começo para concretização dessas idéias.
Para a execução das tarefas acadêmicas, portanto, é imprescindível o uso do meios materiais (laboratórios, salas de tutoria, biblioteca ...) dos espaços da universidade.
O grande problema, é que alguns alunos da universidade, em especial do curso de medicina, vem negligenciando esse papel tão importante da universidade, através de diversas posturas impróprias, não contribuindo para manutenção de um ambiente organizado e harmônico dentro dos espaços acadêmicos. Várias são as posturas imprópias, a saber as mais frequentes:
- MAU USO DE LABORATÓRIOS (riscos de paredes, deterioração de cadeiras e microscópios, quebra de peças sintéticas de estudo....);
- MAU USO DE LIVROS (riscos em páginas, furto de livros, cuidados indevidos, folhas rasgadas...):
- MAU USO DA BIBLIOTECA (quebra de mesas e cadeiras, riscos em paredes e mesas, livros em prateleiras diferente de sua categoria, conversando em voz alta... );
- NÃO ECONOMIA DE RECURSOS ENERGÉTICOS E HÍDRICOS (ao sair dos espaços não desliga os aparelhos e/ou deixa ligado de maneira desnecessária, consumo de água excessivo e gastos não necessários...);
- DESRESPEITO AS LEIS DE BIOSSEGURANÇA (uso de jalecos na rua ao ar livre, trajes imprópios na universidade e/ou ambientes hospitalares...)
Pequenas atitudes, nem por isso menos importantes, como dizer não a essas posturas é um passo importante para a construção da universidade que queremos, quer seja pela garantia de um espaço de qualidade para nós, e os alunos que no futuro estaram usufruindo desses recursos também, quer seja pelo maior credibilidade que teremos frente a sociedade, como bons profissionais, formados em centros de qualidade.
Galera, será que é possível construir uma universidade melhor?, a reposta é sim, e SOMOS os grandes responsáveis pela MUDANÇA, então vamos JUNTOS de esforços unidos em busca desse sonho.
FAÇA SUA PARTE: CUIDE BEM DA UNIVERSIDADE, ELA TAMBÉM PRECISA DE CUIDADOS!
FISCALIZE! QUALQUER AÇÃO INDEVIDA QUE SOUBER AVISE AO CENTRO ACADÊMICO OU OUTRAS INSTÂNCIAS, É DEVER SEU TAMBÉM FISCALIZAR!

JACKSON UCHÔA
Acadêmico de medicina-UEPA
Diretor social e eventos/patrimônio-CAM-UEPA
Trainee-IFMSA/BRASIL

segunda-feira, 14 de março de 2011

Carteirinhas de Estudante: solicite a sua!


Já não é de hoje que escutamos inúmeras reclamações acerca das, para alguns, lendárias carteirinhas de estudante da UEPA. Na teoria, todos Diretoria deveriam receber o documento, no máximo, no momento em que fossem realizar a rematrícula para o 2º ano, ou mesmo antes. No entanto, nem sempre é isso que tem acontecido. Muitos dos discente, já quase formados, nunca tiveram a carteirinha, e outros até que receberam, mas com nome totalmente incorretos.
Visando solucionar esse problema, a Diretoria do CAM organizou um período para a solicitação das carteirinhas faltantes junto ao CRCA.
Aí você pode dizer: mas eu já fiz isso, e não foi só uma vez!!
Certo, isso é verdade. Temos, no entanto um motivo para acreditar que dessa vez será diferente. Nas últimas férias (sim, nós trabalhamos nas férias) o Diretor Social do CAM, Jackson Uchôa, esteve na reitoria, em Belém, buscando informações sobre as famingeradas carteiras. Obtivemos o contato direto do responsável pela confecção do documento, o qual nos forneceu os formulários para adequados. Conseguimos, então, que a Ivaneide, a responsável pelo CRCA, se responsabilizasse por homologar as solicitações.
Desse modo, durante está e a próxima semana, entre os dias 15 e 25 de março, os alunos que ainda não possuem carteirinhas, ou que tiveram seus nomes digitados errados poderão fazer sua solicitação no CRCA, com a Ivaneide. Será necessário uma foto 3X4 para o preenchimento do formulário. Os 2011.1 não precisam realizar o processo, visto terem seus nomes inclusos automaticamente na listagem.
Atenção: após o prazo não mais poderemos fazer solicitações. Portanto, os interessados devem se organizar para não ficar de fora.
Após o envio dos formulários, acompanharemos o andamento do processo e manteremos a todos informados por meio do blog.


Saudações

terça-feira, 8 de março de 2011

Jornada de Anestesia do Oeste do Pará da SAEPA

Um excelente evento ocorrerá no próximo final de semana em terras mocorongas. Trata-se da Jornada de Anestesia do Oeste do Pará, organizada pela Sociedade de Anestesiologia do Estado do Pará - SAEPA. O evento acontecerá nos dia 11 e 12 no auditório do SENAC. A entrada é franca.
O evento contará com nomes como do Prof. José Antônio Cordero e Dr. Bruno Carmona, Presidente da SAEPA, entre outros.
As palestras serão as seguintes:



O convite foi feito pelo própiro Prof. Cordero. As inscrições deverão ser feitas pelo email saepa1957@gmail.com, ou pelo telefone (91) 3249-8329, com a secretária da SAEPA, Cristiane. Imperdível!!

terça-feira, 1 de março de 2011

Metas da Gestão - ajudem-nos!

Eh, mais um semestre começou com tudo!! Tutoria, Morfo, INC, Habilidades... Internato!! E no meio disso tudo, um feriadão de carnaval. Aí vem a dúvida: estudo, ou aproveito para descansar? Alguns nem tem opção, mas já fiz minha escolha...
Porém, antes mesmo do carnaval chegar de vez, a Diretoria do CAM tem alguns informes a fazer. Terminamos de elaborar há alguns dias nosso Plano de Metas para 2011. Definimos as metas da Gestão para esse ano. Decidimos por um planejamento menos fantasioso e mais factível.
Nesse mês que se encerrou, apesar do déficit de dois dias na contagem final, conseguimos realizar algo que há algum tempo estávamos arquitetando: a recepção dos calouros 2011.1. Acredito que podemos considerar um sucesso a recepção que realizamos. A cerimônia do Jaleco, este ano realizada pelo CAM em parceria com a Assessória Pedagógica do Campus, a Blitz do Calouro, na qual os neófitos ajudaram a reestabelecer o caixa do CAM, o churrasco realizado em Alter... Enfim, ótimas recordações para todos que participaram (vejam no Perfil do Orkut).
Pudemos também, em reunião com o corpo discente, elaborar as prioridades para 2011. Fizemos, mais uma vez, a opção pela sobriedade e, junto aos presentes na reunião, definimos metas alcançáveis para a Medicina Santarém neste ano.
Temos agora os tópicos principais de trabalho para esse 1º semestre. Começando pelo administrativo, temos dois grandes desafios pela frente: o primeiro diz respeito a nossa sede. Sim, o CAM tem uma sede!! O espaço, reivindicado pela gestão 2009 (me corrijam se estiver errado) e entregue à gestão 2010, na realidade nunca foi ocupado. Trata-se de uma sala dividida em quatro salas menores no prédio do Ginásio, a primeira janela. Ficamos com uma das salinhas, a da janela, claro!
O grande problema é conseguir mobiliar a tal sala: hoje não temos absolutamente nada, nem uma cadeira. O Coordenador do Campus, que em breve estará em Belém, buscará alguns recursos para o nosso espaço. Ainda assim precisaremos realizar uma pequena reforma. O espaço, pelo longo tempo fechado, apresenta um aspecto nada salutar, com ferrugens e mofos colorindo o as paredes e portas. Estamos providenciando isso para logo mais.
O segundo grande desafio, esse ainda maior, acho, diz respeito ao nosso Estatuto. Usamos atualmente um documento que possui data de criação de 2009, reformado na III Assembleia Geral em dezembro passado. Até aí, tudo beleza, o pequeno impasse está relacionado ao fato de que, legalmente, o Estatuto só é válido se registrado em cartório. Já fomos em busca de informações de como proceder o registro e, óbvio, terá custo que, para nossa realidade são nada modestos: tenho em mãos um orçamento de R$ 802,00 - sem as custas de um advogado!!
Sim, é um valor alto, mas este é um procedimento vital para existirmos legalmente, para possuirmos CNPJ, o que nos possibilitará ter uma Conta Corrente, ser uma instituição de verdade, uma Pessoa Jurídica. Estamos estudando uma maneira de baixar esses custos (já tenho em mente como realizar um corte de cerca de 20%, além de arranjar um advogado camarada que se disponibilize a nos ajudar).
No que diz respeito as finanças, o combustível para alcançar os objetivos acima descritos, temos trabalhado desde dezembro em nosso Fund Raise. Conseguimos junto a Coordenação do Campus espaços nas paredes do campo e do ginásio para locação com propaganda de patrocinadores. Já fechamos um contrato, e temos alguns outros em negociação, mas há ainda muito disponíveis. Peço que quem puder nos ajudar, indicando possíveis interessados escreva ou nos procure. Temos as propostas já prontas, com valores, medidas e sugestões de uso. Os recurso serão inicialmente usados para o registro do Estatuto e organização da nossa sede. Acredito que com esforço e economia conseguiremos investir na biblioteca ou mesmo comprar um certo microscópio legendário de que tanto já falamos.
Não quero delongar-me nesse post. Logo mais posto os demais tópico de planejamento, referentes a Marketing, Integração Estudantil, DENEM, IFMSA/Intercâmbios, Eleições para o DCE... ou seja, uma miríade de outros temas que logo mais estarão em nosso blog.

***

Aos que estiverem disposto, disponibilizamos o Blog do CAM para publicar avisos, textos, poesia, fotos (que sejam interessantes!), links e dicas, enfim, esse espaço é nosso. Divulguem!!


Abrçs