quinta-feira, 17 de março de 2011

COMO PODEMOS AJUDAR NOSSA UNIVERSIDADE A SER MELHOR ?

Olá pessoal! sabemos da importância da universidade para nós e para a sociedade, cumprindo seu próprio tripé: ensino, pesquisa e extensão. Na UEPA-SANTARÉM, não é diferente, na universidade vivenciamos as mais diversas experiências acadêmicas, que vão desde o estudo em laboratórios e bibliotecas até a tão sonhada defesa do TCC e conclusão do curso, gerando grandes benefícios para nossa formação e para a sociedade. A construção de uma universidade melhor, representa uma perspectiva maior da soma de NOSSOS ESFORÇOS, logo é nosso DEVER a modulação de conhecimento e projetos que viabilizem melhoras de vida para a população em geral, os TCA'S podem ser uma bom começo para concretização dessas idéias.
Para a execução das tarefas acadêmicas, portanto, é imprescindível o uso do meios materiais (laboratórios, salas de tutoria, biblioteca ...) dos espaços da universidade.
O grande problema, é que alguns alunos da universidade, em especial do curso de medicina, vem negligenciando esse papel tão importante da universidade, através de diversas posturas impróprias, não contribuindo para manutenção de um ambiente organizado e harmônico dentro dos espaços acadêmicos. Várias são as posturas imprópias, a saber as mais frequentes:
- MAU USO DE LABORATÓRIOS (riscos de paredes, deterioração de cadeiras e microscópios, quebra de peças sintéticas de estudo....);
- MAU USO DE LIVROS (riscos em páginas, furto de livros, cuidados indevidos, folhas rasgadas...):
- MAU USO DA BIBLIOTECA (quebra de mesas e cadeiras, riscos em paredes e mesas, livros em prateleiras diferente de sua categoria, conversando em voz alta... );
- NÃO ECONOMIA DE RECURSOS ENERGÉTICOS E HÍDRICOS (ao sair dos espaços não desliga os aparelhos e/ou deixa ligado de maneira desnecessária, consumo de água excessivo e gastos não necessários...);
- DESRESPEITO AS LEIS DE BIOSSEGURANÇA (uso de jalecos na rua ao ar livre, trajes imprópios na universidade e/ou ambientes hospitalares...)
Pequenas atitudes, nem por isso menos importantes, como dizer não a essas posturas é um passo importante para a construção da universidade que queremos, quer seja pela garantia de um espaço de qualidade para nós, e os alunos que no futuro estaram usufruindo desses recursos também, quer seja pelo maior credibilidade que teremos frente a sociedade, como bons profissionais, formados em centros de qualidade.
Galera, será que é possível construir uma universidade melhor?, a reposta é sim, e SOMOS os grandes responsáveis pela MUDANÇA, então vamos JUNTOS de esforços unidos em busca desse sonho.
FAÇA SUA PARTE: CUIDE BEM DA UNIVERSIDADE, ELA TAMBÉM PRECISA DE CUIDADOS!
FISCALIZE! QUALQUER AÇÃO INDEVIDA QUE SOUBER AVISE AO CENTRO ACADÊMICO OU OUTRAS INSTÂNCIAS, É DEVER SEU TAMBÉM FISCALIZAR!

JACKSON UCHÔA
Acadêmico de medicina-UEPA
Diretor social e eventos/patrimônio-CAM-UEPA
Trainee-IFMSA/BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário