quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

SEMANA DO CALOURO - 2013.1


Emplacamento dos Bixos - Turma 2013.1!

SEJAM TODOS BEM-VINDOS, TURMA DE MEDICINA 2013.1 DA UEPA-SANTARÉM!!!


(Crédito: Sarah Cunha)

E aí, pessoal, como estão? Espero que tudo certinho.
Mal o semestre inicia e a correria já o acompanha, não é mesmo? Normal, é bem assim mesmo. Mas, mesmo no meio de tantas coisas pra dar conta, a gente acha um momento pra vir aqui e atualizá-los um pouco acerca dos últimos acontecimentos.

Nesta segunda-feira, dia 18/02/13, a coordenação do Campus em Santarém deu início às atividades da Semana do Calouro, com o acolhimento geral, palestras, apresentação de funcionários e normas gerais de funcionamento da Universidade, além da tradicional entrega de brindes (blocos de notas, canetas, camisas e fiquei sabendo que teve até pen-drive!!! Quanta "pavulagem"! hehehe).

Houve uma integração muito interessante entre os acadêmicos de todos os cursos e, admito que aquela ansiedade acerca do que os espera ao longo de seus cursos causou em mim um certo saudosismo. Não que os veteranos já não tenham mais esse sentimento ao início de cada semestre, mas nunca é igual àquele que se vive no começo do curso. Não saber como são os professores, não ter noção das dificuldades enfrentadas, tampouco o quanto iremos crescer.... E por aí vai.

Na medicina, esse ano, como de praxe, temos calouros vindos de várias regiões do país. Colegas do Pará, Minas Gerais, Paraná... não tenho dúvidas da experiência intercultural que essa turma vai poder desfrutar. Espero que aproveitem as diferenças para aprender sempre mais sobre tolerância, paciência e respeito. Afinal de contas, são 6 anos de convivência diária e intensa, é quase mais tempo juntos do que com alguns ou muitos de nossos familiares! Então, é bom fazer dessa experiência a melhor e mais agradável possível. É o que desejamos a todos eles.

O CAM-STM, como de costume - já desde os tempos do nosso querido colega Adalto Pontes, que tanto nos ensinou -, esteve presente já no 1º dia de recepção dos "calourinhos" e não deixou com que eles achassem que seria uma entrada pouco marcante. Na tarde do dia 18/02, sob o comando dos companheiros Juliana Sampaio e Leonardo Perez (Vice-Presidente e Diretor de Comunicação e Propaganda, respectivamente), realizou-se o que chamamos de "Emplacamento dos Bixos", uma idéia inicialmente do Léo, abraçada pelos membros do CAM, para tornar mais divertida a recepção dos novos colegas.
No Emplacamento dos Bixos, como pode ser visto na foto, cada calourinho recebeu uma placa de papelão (herança do curso de Terapêutica farmacológica da Neuroliga), carinhosamente equipada com um pedaço de barbante e identificada com o número do calouro, nome pelo qual este deve ser chamado até a segunda semana de aula, data-limite mínima também para a permanência das plaquetas nos pescoços dos novatos. De vez em quando a gente topa com um "Bixo-10" perdido no corredor, "Bixete-7" fugindo pra atender celular no banheiro e esquece de voltar.... já nos garantiu muitas risadas (e fotos) hehehe. A regra é a seguinte: O calouro que for encontrado por qualquer veterano do curso de Medicina (membro do CAM ou não), circulando SEM a sua plaqueta no pescoço, irá pagar multa de R$2,50 ao veterano "X-9" e R$2,50 ao CAM-STM! E tem mais: o bixo infrator pagará uma prenda, elaborada pelos membros do CAM, enquanto durar o período de obrigatoriedade da plaqueta. Até agora, só conseguimos ver colegas muito orgulhosos carregando suas plaquinhas! HAHAHAHA É isso aí mesmo. Disciplina a gente traz de casa. Senão, o CAM-STM ensina a ter (Ficou bonita essa frase...).

Bom, pessoal, brincadeiras à parte, encerro por aqui a comunicação de hoje, com vocês. Em nome do CAM-STM, agradeço a todos os calouros por estarem sempre atentos às atividades e por comparecerem sempre aos encontros propostos. A semana é de vocês, pra vocês. Aproveitem!

Aos veteranos que ajudam nessa recepção, em especial - mas, não somente - os colegas Lucas Siqueira, monitor do Laboratório Morfofuncional, e Fábio Jorge, monitor de Habilidades Clínicas (ambos da turma 2009.2/8º semestre), o nosso muito obrigado!

Mais tarde, ou amanhã, devo trazer mais notícias acerca do que aconteceu na terça, dia 19. Enquanto isso, calouros, não esqueçam suas plaquetas em casa ou em qualquer outro lugar. Vocês não serão perdoados!! E, veteranos, fiquem de olho nos dissidentes!!

Abaixo, seguem alguns links de atualização, aos interessados:






Grande Abraço,



Átila Barros Magalhães
Diretor de Pesquisa e Extensão / CAM-STM (Gestão 2013)


Nenhum comentário:

Postar um comentário