quinta-feira, 23 de junho de 2011

Dias melhores virão... Breve resumo da reunião com Governador

Fechamos o primeiro semestre deste ano, definitivamente, com chave de ouro! Como anunciado há algumas semanas, nos reunimos ontem (22) com o Governador Jatene. Na ocasião foi possível mais que solicitar investimentos no curso. Tratou-se na realidade de um momento único que reuniu o Governador, o Vice-Governador (Helenilson Pontes), o Secretário de Saúde do Estado (Dr. Hélio Franco), o Coordenador do Curso de Medicina de Santarém (Dr. Fábio Tozzi), professores e alunos do curso.
Esperança de dias ainda melhores é o que se obteve como resultado do encontro. Duas reuniões foram convocadas previamente para a definição das pautas, enviadas ao responsável pelo cerimonial do Governo uma semana antes. Durante o encontro, repassamos novamente o ofício com as seguinte pautas ao Governador:
  1. LCE;
  2. Acervo bibliográfico médico;
  3. Estrutura física do prédio;
  4. UEASBA;
  5. Residência Médica.
Alguns outros posicionamentos também foram colocados pelos discente presentes, que abordavam especialmente o ambiente ainda pouco escolar no HRBA e na UEASBA.
Quanto aos investimento solicitados no LCE, na biblioteca e na UEASBA, Jatene se mostrou disposto a colaborar e, apesar de não ter prometido, se comprometeu em avaliar a situação e colaborar da melhor maneira. Além disso, anunciou que o HRBA será até o fim do ano transformado em hospital-escola. Já na UEASBA, o próprio Secretário de Saúde reconheceu as carências da Unidade, mas revelou já ter planejado a reinserção da mesma, de modo a colaborar mais efetivamente como Unidade de Ensino. O Prof. Tozzi informou que já no próximo ano o primeiro programa de Residência começará a funcionar, na área de Medicina da Família e Comunidade. Em breve, outras áreas deverão ser iniciadas, como Cirurgia Geral, Ortopedia e Pediatria.
Outro ponto favorável ao Ensino Médico em Santarém diz respeito a futura realização de transplantes de órgão no HRBA, o que fortalecerá a região como pólo de saúde.
Assim, com tantas boas novas, temos muito a comemorar nessa nova fase na "Medicina Santarém", mas muitas responsabilidades também. O Governador, após escutar a todos e realizar suas anotação em um caderninho, deu-nos uma conferência (que em minha opinião todos nós deveríamos ter assistido) sobre o que realmente é o Pará hoje. Acredito que, independentemente de posicionamento político, não é todo dia que se pode escutar o que pensam aqueles que estão no centro da Gestão Estadual. Os que estavam presentes, além de compreenderem melhor as dificuldades de nosso estado (como seus grandes fantasmas, a pobreza e a desigualdade, segundo Jatene) tiveram a oportunidade de refletir sobre o papel dos médicos que muito em breve Santarém começará a formar.
Pessoalmente estou, mais do que nunca, convencido que temos em nossas mão algo de valor incalculável. Somos a peça central de uma engrenagem que pretende realizar o que há uma década era impossível: saúde de qualidade na Amazônia Central. Talvez, por ainda parecer impossível, muitos continuem a não crer que seremos tão bons assim, ou achem que tudo nunca passará de discurso político. Prefiro crer em uma Medicina Santarém que muito em breve há de ser referência em saúde de qualidade.
Aí lembro que muitos nem vendo serão capazes de acreditar. Só não podemos esquecer que, acreditando ou não, é papel nosso contribuir nesse processo, colaborar na construção de uma Assistência Médica de excelência no interior da Amazônia.

Abraço a todos,
Boas Férias!!

Adalto Pontes
CAM-STM

Um comentário:

  1. Acreditamos que a mudança é necessária e deve ser executada o quanto antes, sem romantismo (idéias surreais) ou fanatismo! como fazer? quem são nossos parceiros? são indagações que permeiam nossas mentes, MAS temos procurado alcançar nossas metas fixadas num horizonte de trabalho e muita luta. Nós, centro acadêmico de medicina, conseguimos essas conversa com o governador objetivando buscar recursos para viabilizar nosso LCE (laboratório de cirurgia experimental), UEASBA, acervo bibliográfico... estamos alegres com a reunião, Porém felizes somente com a execução dos nossos projetos finalizada, trabalhamos sempre neste sentido para que NÓS, OS ESTUDANTES, possamos buscar uma UEPA que contemple as necessidades do estudante !

    JACKSON UCHOA
    COORDENADOR GERAL-DCE-UEPA
    DIRETOR SOCIAL E PATRIMÔNIO/ESPORTE-CAM-SANTARÉM-UEPA
    (93) 91642264

    ResponderExcluir