sexta-feira, 24 de junho de 2011

"Pará - Portal do Governo - Alunos de Medicina apostam em melhorias no curso"

Matéria publicada no Portal do Governo hoje osbre a audiência que tivemos com o Governador. O link de origem é http://www.pa.gov.br/noticia_interna.asp?id_ver=79266


Alunos de Medicina apostam em melhorias no curso

24/06/2011 12:56
Da Redação
Agência Pará de Notícias

Aos 23 anos, Napoliane Costa Santos se emociona quando fala da família deixada em Barcarena em 2007, quando se transferiu para Santarém com o sonho de virar médica, pronta para abraçar o desafio, mas amedrontada pelo mundo novo que a abraçaria. Ela integra a primeira turma de médicos a ser formada pelo curso de medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa) na região do Tapajós. Assim como os demais 17 colegas que vão se graduar no meio do ano que vem, ela sonha com melhorias no curso que ajudou a sedimentar.

A passagem do governador Simão Jatene por Santarém, esta semana, quando por três dias a mais importante cidade da região tornou-se sede do governo, trouxe um alento aos alunos de Medicina. O depoimento de Napoliane durante o encontro de um grupo de 40 alunos e 10 professores com o governador, na quarta-feira, 22, foi revelador. “Eu agradeço ao senhor por ter realizado o meu sonho, o sonho da minha mãe, o sonho da minha família, que foi o de estudar Medicina e me tornar uma médica competente”, disse a acadêmica, com lágrimas nos olhos naquela ocasião. Dois dias depois, nesta sexta, 24, ela ainda está envolvida pela emoção. “O governador pode ter certeza de que eu vou fazer o que for possível para retribuir, com muito trabalho, tudo o que o Estado fez por mim”, afirma.

Jovem prestes a se formar com menos de 25 anos, morando com uma amiga na área de expansão de Santarém, dedicada apenas ao estudo e com o aluguel e o sustento bancado à distância pela família, com sacrifício, Napoliane tem o perfil muito parecido com o da maioria dos estudantes da faculdade de Medicina santarena: hoje são 180. O grande desafio de todos, porém, e também a maior preocupação do governo do Estado, é manter os médicos na região do Tapajós depois de formados.

“Estamos formando gente para outros lugares. Isso me dá um aperto no coração”, confessou Simão Jatene naquele encontro com os estudantes e professores. A direção da faculdade, no entanto, avalia como positiva a estratégia do governo de investir ainda mais na universidade, transformar o Hospital Regional em hospital-escola e fomentar a formação de Médicos de Família como caminhos certos para fixar os jovens na região.

O coordenador do curso é enfático, ao se manifestar sobre o tema. “Nós queremos que os meios que nos são dados para formar médicos na região oeste sejam aprimorados. Mas não podemos deixar de nos sentir orgulhosos por termos sido os primeiros, graças ao governador Jatene. Nós temos a obrigação de parabenizá-lo”, ressalta Fábio Tozzi, destacando que o curso foi criado no primeiro governo de Simão Jatene (2003-2006). Coube a ele, na quarta-feira passada, entregar a Jatene um documento contendo as principais reivindicações da comunidade acadêmica de Medicina, que o governador prometeu estudar com carinho. Os itens mais urgentes são a implantação de um laboratório de cirurgia, a construção da biblioteca e a instalação da unidade de atendimento especializado na cidade.

Hoje, Santarém conta com 170 médicos, 90 dos quais na rede básica de atendimento. Os estudantes e professores têm como sonho zerar o déficit, o que é impossível a curto e médio prazo, se for considerada a proporção de um médico para cada mil habitantes preconizada pela Organização Mundial de Saúde. Mas, após o encontro com o governador, com a presença do secretário de Saúde Hélio Franco, do chefe da Casa Civil Zenaldo Coutinho e do secretário de Obras Joaquim Passarinho, todos saíram convencidos de que o mais importante, neste momento, é garantir condições de atendimento básico para a população, daí o investimento no programa Médicos de Família.

“Cinco anos atrás, quando decidi implantar o curso de medicina aqui em Santarém, eu fui chamado de louco. Discutia-se naquela época a viabilidade de um projeto ousado como esse”, lembrou o governador na reunião. “Hoje, estamos aqui tratando de uma nova biblioteca, de um novo laboratório, de um centro de aperfeiçoamento, diante de jovens centrados, com brilhos nos olhos e cheios de sonhos. Não há melhor resultado do que este para mostrar que a decisão de cinco anos atrás foi uma das melhores que já tomei na vida”, entusiasmou-se. Napoliane compreendeu bem o recado do governador. Ela, que entrou na faculdade focada no objetivo de se tornar cirurgiã, hoje já enxerga a profissão com outros olhos. “Quero atuar na atenção básica. Quero ir para a zona rural. Quero exercer a medicina nos lugares onde mais precisam de médicos”, diz, decidida.

Paulo Silber, de Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário