segunda-feira, 27 de junho de 2011

Portal da UEPA noticia nossas conquistas

Governador reúne com alunos de Medicina em Santarém

Em sua passagem por Santarém, no período de 20 a 22 de junho, quando a sede administrativa do Governo do Estado foi transferida para o município, o governador Simão Jatene esteve reunido com cerca de 40 alunos do Curso de Medicina e dez professores da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O encontro foi para fazer uma avaliação do Curso, implantado há cinco anos, na região do Tapajós, durante a primeira gestão de Jatene à frente do Governo (2003-2006).

Na ocasião, o coordenador do Curso de Medicina em Santarém, Fabio Tozzi, entregou a Jatene um documento contendo as principais reivindicações da comunidade acadêmica de Medicina. Os itens mais urgentes são a implantação de um laboratório de cirurgia, a construção da biblioteca e a instalação da unidade de atendimento especializado na cidade.

“Estamos aqui tratando de uma nova biblioteca, de um novo laboratório, de um centro de aperfeiçoamento, diante de jovens centrados, com brilhos nos olhos e cheios de sonhos. Não há melhor resultado do que este para mostrar que a decisão de cinco anos atrás foi uma das melhores que já tomei na vida”, afirmou o governador.

O grande desafio de todos, porém, e também a maior preocupação do Governo do Estado, é manter os médicos na região do Tapajós depois de formados. “Estamos formando gente para outros lugares. Isso me dá um aperto no coração”, confessou Simão Jatene no encontro com os estudantes e professores. A direção da Uepa, no entanto, avalia como positiva a estratégia do governo de investir ainda mais na Universidade, transformar o Hospital Regional em hospital-escola e fomentar a formação de Médicos de Família como caminhos certos para fixar os jovens na região.

Uma das alunas presente ao encontro, Napoliane Costa Santos, agradeceu ao governador “por ter realizado o meu sonho, o sonho da minha mãe, o sonho da minha família, que foi o de estudar Medicina e me tornar uma médica competente”, disse a acadêmica. Ela integra a primeira turma de médicos a ser formada pela Uepa na região do Tapajós. Assim como os demais 17 colegas que vão se graduar no meio do ano que vem, ela sonha com melhorias no curso que ajudou a sedimentar. Hoje, a Universidade tem 180 alunos cursando Medicina no município do oeste do Estado.

Hospital Regional – Durante a entrega de máquinas, equipamentos e aparelhos no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) Dr. Waldemar Penna, no município de Santarém, o governador Simão Jatene informou que no próximo mês, o HRBA assinará convênio com a Uepa para tornar-se Polo de Residência Médica e Hospital Universitário. Assim, os estudantes de medicina poderão optar por fazer sua especialização no HRBA, não precisando ter que ir para outros estados completar sua formação. “O que é outra importante conquista, pois aqui na região temos uma carência de profissionais e quando eles vão para outros estados completar sua formação, muitas vezes eles acabam sendo absorvidos por esses mercados”, explica.

Jogos Estudantis –O Campus da Universidade também recebeu a abertura da edição de Santarém dos 53º Jogos Estudantis Paraenses (Jep's). A pira olímpica foi acesa no centro do ginásio da Uepa e contou com a participação do secretário-adjunto de Educação, Cláudio Ribeiro; da coordenadora do Pró-Paz, Izabela Jatene, e coordenador administrativo do Campus da Universidade, Valter Falcão Costa. Os jogos de voleibol, handebol e futebol de salão começaram na última semana. A escola estadual Mário Uchôa também é palco dos Jep's.

Fontes: http://www.uepa.br/portal/ascom/ler_detalhe.php?id_noticia=1860705

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário