sábado, 25 de junho de 2011

(Já) A história do nosso curso

Vejam o que encontrei na internet. Um artígo do Universia de julho de 2006 anunciando a aula inaugural de nosso curso. Vale a leitura para comparar a quantas estamos.
***

Aulas do curso de Medicina

em Santarém começam dia 16

20/07/2006

"A aula inaugural do curso de Medicina ofertado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) em Santarém já tem data marcada: 16 de agosto. Com 20 alunos matriculados, o curso inicia suas atividades com uma estrutura completa e moderna, compatível com a das melhores instituições de ensino superior do país.

O prédio que vai abrigar o novo curso está pronto e já começou a ser equipado, resultado de um investimento do Governo do Estado superior a R$ 2 milhões. O coordenador do campus da UEPA em Santarém, José Almir Rocha, informou que a parte física do novo prédio está concluída e que a maioria dos equipamentos já foi adquirida. Ele garante que a estrutura colocada à disposição da instituição em Santarém é uma das melhores da Região Norte.

José Almir informou que no dia 16, quando começam as aulas, o prédio já estará totalmente equipado e pronto para funcionar, com auditórios, sala de professores, laboratórios, restaurante e sistema de elevador.

A piso inferior possui um amplo e moderno auditório com capacidade para 220 pessoas sentadas. Nele também vai funcionar o setor administrativo e as coordenações de cursos. Ainda no mesmo andar foi construído um laboratório de hidroterapia, com piscina aquecida - item que não existe sequer nos núcleos da UEPA na capital. -, onde serão feitos tratamentos hidroterápicos.

No segundo e no terceiro andar estão localizadas as salas de aula do curso de Medicina e os laboratórios que atenderão os alunos deste e de outros cursos, como Enfermagem e Fisioterapia. No segundo andar fica também um laboratório de informática exclusivo para os alunos de Medicina, com material didático diversificado.

José Almir garante que laboratórios como o de genética, bioquímica, biofísica, microbiologia, enfermagem e fisioterapia, parasitologia, entre outros colocam a UEPA de Santarém na vanguarda da educação no Estado. Os alunos do curso de Enfermagem, por exemplo, contarão com uma estrutura muito melhor, inclusive com laboratório de urgência e emergência, para simulação de situações reais.

Para garantir o funcionamento dessa estrutura, a UEPA de Santarém contratou 17 profissionais, entre fisioterapeutas e técnicos de laboratórios e administrativos, e também já selecionou os professores que irão ministrar as aulas do curso de Medicina. A instituição ofereceu uma especialização de um ano e meio a 35 médicos que já atuam na cidade. Ao final do curso, 12 deles foram selecionados e começam a atuar no mês de agosto.

As aulas terão uma metodologia diferenciada dos cursos ofertados na capital, com o uso da problematização de situações práticas no decorrer de todo o programa. No novo prédio, os laboratórios e as salas de aulas foram projetadas especialmente para o uso desta metodologia, que garante melhor aprendizado aos futuros médicos. No segundo andar existem sete consultórios, onde os alunos farão avaliações práticas sob a supervisão dos professores.

Reforma geral - Toda a estrutura da UEPA em Santarém está sendo modificada. Além dos investimentos no novo prédio para o funcionamento do curso de Medicina, o Governo do Estado está investindo cerca de R$ 800 mil na ampliação e reforma das instalações da universidade. 'Em breve a UEPA de Santarém estará de cara nova', comemora José Almir."

Fonte: Universia Notícias

Adalto Pontes
CAM-STM

Nenhum comentário:

Postar um comentário